Entrega Curitiba: Centros de bairro podem impulsionar economia local

Quem lida com comércio ou serviços em Curitiba, independente do setor, sabe que pode contar com o Entrega Curitiba gratuitamente para divulgar seus produtos ou serviços para quem mora nos bairros não precisar sair de casa. E olha que bacana: O  Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) tem mapeados nas dez regionais os polos de atividades econômicas e de atração de deslocamentos que concentram estabelecimentos de comércio e serviços.

Os dados fazem parte de estudo em desenvolvimento, voltado à promoção da segurança das pessoas em áreas de grande circulação e, de maneira complementar, ao fortalecimento das atividades econômicas locais, nas chamadas centralidades funcionais de Curitiba no pós-pandemia.

A ideia é embasar planos e projetos a serem efetuados nos centros de bairro, tais como as intervenções que vem sendo realizadas em áreas com grande fluxo de pessoas, a exemplo do que foi feito no entorno do Mercado Municipal.

Para o levantamento dos endereços das centralidades funcionais nas dez regionais foram utilizadas informações de alvarás comerciais e da Pesquisa Origem Destino.

O trabalho realizou um filtro das atividades típicas de centralidades e também consideramos os destinos das viagens que tinham como motivo ‘compras’ ou ‘assuntos pessoais’. Depois foram excluídas algumas condições, como atividades que estão concentradas em espaços fechados (shoppings, hipermercados e comércio atacadista) e vias que, apesar da disposição de um grande número de estabelecimentos, apresentam um maior afastamento entre as atividades, não existindo um ponto específico de alta concentração.

Desenvolvido em etapas, o trabalho deverá incluir vistorias nos endereços em cada uma das regionais para a avaliação dos modelos a serem aplicados em cada caso, considerando os fluxos de mobilidade e o espaço disponível para possíveis intervenções. Todas as ações serão integradas e feitas em conjunto com os administradores regionais e o conjunto das secretarias municipais.

Centros de bairro
De acordo com o mapeamento preliminar, na Regional Bairro Novo entre os endereços de atração econômica e de deslocamentos estão as ruas São José dos Pinhais, Izaac Ferreira da Cruz e Eduardo Pinto da Rocha.

Na Regional CIC, os polos de destaque estão nas ruas Antônio de Oliveira Santos, Léa Moreira de Souza Moura e Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny.

Na Regional Boqueirão, são exemplos as ruas Bley Zorning e Primeiro de Maio e no Cajuru, as ruas Delegado Leopoldo Belczak e Filipinas.

Na Regional Boa Vista, são destaques os centros de bairro da Avenida Prefeito Erasto Gaertner e da Rua Alberico Flores Bueno e em Santa Felicidade as avenidas Manoel Ribas e Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.

Na Regional Pinheirinho, a Avenida Brasília é um dos exemplos de centralidade, assim como na Regional Portão está a República Argentina e na Matriz, além do centro tradicional, há eixos como o da João Gualberto, que têm comércio e serviços aquecidos.

Na Regional Tatuquara, as atividades se concentram na rua Enette Dubard.

Não perca + tempo e esteja cadastrado no Entrega Curitiba! Não custa nada e você aumenta suas vendas sem sair de casa (apenas para entregar, é claro…)

Desenvolvido pela KAKOI